Laboratório Cedro

Central de atendimento: (98)2107 0800

Espaço Saúde

15/07/2016

Dia Nacional do Homem

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Estado do Maranhão possui a maior prevalência de câncer de pênis (CP)...

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Estado do Maranhão possui a maior prevalência de câncer de pênis (CP) no Brasil. Apesar de raro em países desenvolvidos, a incidência desse tumor aumenta sobremaneira em países em desenvolvimento como o Brasil, chegando a representar 10-20% dos tumores urogenitais masculinos. Dentre os fatores de risco associados destacam-se a fimose, o tabagismo, a infecção pelo HPV (papiloma vírus humano), má higiene do órgão genital masculino e fatores sócio-ecoômicos. O CP representa cerca de 2% de todos os cânceres urogenitais em homens, sendo ainda mais comum nas regiões Norte e Nordeste. No MA, por exemplo, essa taxa representa 16% de todos os casos. Apesar de ser uma doença com alto potencial de cura se diagnosticada precocemente, o paciente espera até um ano ou mais para procurar tratamento específico, sendo esse comportamento observado em mais de 50% dos casos e, em virtude dessa demora, o CP torna-se responsável por mais de 1000 amputações de pênis/ano no Brasil. A prevenção com cuidados de higiene é a forma mais simples de evitar o CP. Você homem sabe como se prevenir? Se não, o Laboratório Cedro dá todas as dicas:

1) Fazer higiene adequada do pênis lavando a glande com apenas água e sabão.
2) Ao urinar, não deixar resíduos de urina. Use um papel higiênico para secar o pênis.
3) Não ter fimose.
4) Praticar relação sexual sempre com uso de preservativo para evitar infecção pelo HPV que está fortemente associado ao CP.

Na presença de qualquer vermelhidão, ferimento ou irritação no pênis não faça uso de medicações por conta própria ou receitas caseiras, apenas procure imediatamente seu médico Urologista.

Fontes:
Instituto Nacional do Câncer (INCA)
Sociedade Brasileira de Urologia
Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica

Autor:
Rossy-Eric P. Soares
Farmacêutico-Bioquímico- Lab Cedro
Doutorando em Ciência da Saúde-UFMA

 

Mais Novidades

O Laboratório Cedro está de luto

E com um grande pesar, que expressamos a triste perda de Jorge Silva da Cunha

Auditoria Interna Assistida PALC

Nos dias 28 e 29 de novembro o Laboratório Cedro participou com sucesso da Auditoria Interna Assistida PALC .

Ame-se, cuide-se e viva mais.

Realizada do dia 01 à 04 de Outubro, nossa SIPAT 2019 trouxe o tema Ame-se, cuide-se e viva mais.

IX Congresso Maranhense de Ginecologia e Obstetrícia

No período de 10 a 12 de outubro, o Laboratório Cedro teve a honra de patrocinar e participar do IX Congresso Maranhense de Ginecologia e Obstetrícia

Voltar

Unidades Cedro

Para melhor atender, o Cedro conta com mais de 700 colaboradores distribuídos em 27 Unidades de coleta, sendo 10 unidades para coletas e realização de exames laboratoriais. Navegue pelo mapa e localize a unidade mais próxima de você.