Laboratório Cedro

Central de atendimento: (98)2107 0800

Espaço Saúde

20/04/2016

Febre Chikungunya

A Febre Chikungunya é uma infecção viral similar a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae.

A transmissão acontece através da picada do mosquito Aedes aegypti infectado ou, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Os sintomas são, na maioria dos casos, clinicamente indistinguíveis da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da Febre Chikungunya está no seu acometimento das articulações causando inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. Diferentemente da dengue, manifestações hemorrágicas da doença são relativamente raras, e na maioria das vezes a doença é um mal febril e autolimitado. Infecção dupla pela dengue e pelo Chikungunya é também possível, e casos foram reportados na Índia. Portanto é de suma importância distinguir clinicamente a infecção da dengue e a do Chikungunya.

A Febre Chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. No idioma africano Makonde, o nome chikungunya significa "aqueles que se dobram", em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.

O Laboratório Cedro disponibiliza para seus clientes a Sorologia IgM para Chikungunya. O teste consiste em um teste-rápido de imunoensaio cromatográfico de fluxo lateral para a detecção qualitativa do IgM anti-Chikungunya (CHIK) vírus. O exame é feito a partir de uma amostra de sangue e não necessita de preparo prévio. O resultado ficará disponível para os clientes no mesmo dia da coleta do exame. Um resultado não reativo pode ocorrer se a quantidade de IgM anti-CHIK presente na amostra estiver abaixo dos níveis de detecção do ensaio ou se os anticorpos não estiverem presentes durante o estágio da doença no qual a amostra é coletada. Nesses casos, recomenda-se um novo teste após cinco dias, caso os sintomas prevaleçam.

Fonte: Bula do Kit Teste Rápido OnSite™ Chikungunya IgM Combo

Mais Novidades

O Laboratório Cedro está de luto

E com um grande pesar, que expressamos a triste perda de Jorge Silva da Cunha

Auditoria Interna Assistida PALC

Nos dias 28 e 29 de novembro o Laboratório Cedro participou com sucesso da Auditoria Interna Assistida PALC .

Ame-se, cuide-se e viva mais.

Realizada do dia 01 à 04 de Outubro, nossa SIPAT 2019 trouxe o tema Ame-se, cuide-se e viva mais.

IX Congresso Maranhense de Ginecologia e Obstetrícia

No período de 10 a 12 de outubro, o Laboratório Cedro teve a honra de patrocinar e participar do IX Congresso Maranhense de Ginecologia e Obstetrícia

Voltar

Unidades Cedro

Para melhor atender, o Cedro conta com mais de 700 colaboradores distribuídos em 27 Unidades de coleta, sendo 10 unidades para coletas e realização de exames laboratoriais. Navegue pelo mapa e localize a unidade mais próxima de você.