Laboratório Cedro

Central de atendimento: (98)2107 0800

Espaço Saúde

22/09/2016

Fibrose Cística

Você sabia que um beijo pode mudar tudo? Se ele for mais salgado que o normal, procure um médico.

Conhecida também como mucoviscidose e doença do beijo, a Fibrose Cística (FC) é uma doença hereditária, não contagiosa e ainda sem cura, pouco conhecida, inclusive pela sociedade médica e por profissionais da saúde.

A criança com FC tem dois genes alterados, herdados dos pais, ainda que os mesmos não apresentem a doença. Pode afetar tanto homens quanto mulheres, principalmente caucasianos (descendentes europeus), sendo mais rara em negros e ainda mais rara em orientais.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 1 a cada 10 mil nascidos vivos tem a doença. A mutação gênica intervém nas glândulas sudoríparas, na produção dos sucos digestivos e mucos. Com isso, os sintomas são relacionados aos sistemas respiratório e digestivo, como: tosse crônica, pneumonia de repetição, desnutrição, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura.

Quanto ao diagnóstico da FC, é possível ser feito através do teste do pezinho, do teste do suor e de teste genético. Porém, o padrão ouro em diagnóstico é o teste do suor, já que o suor do portador é mais “salgado” que o normal. O Teste do Suor é realizado através de um método que consiste na estimulação da produção de suor nos antebraços. No material colhido, é realizada a dosagem de cloro. A quantidade do suor em pessoas com FC é normal, mas a quantidade de sal é muitas vezes maior do que o normal. Para o diagnóstico conclusivo da FC, são necessários dois resultados alterados no teste do suor. Nos pacientes que apresentam sinais e sintomas sugestivos da doença, o teste do suor deve ser realizado, mesmo que o teste do pezinho tenha sido negativo ou não tenha sido realizado. O diagnóstico precoce e o tratamento correto melhoram a qualidade de vida dos pacientes.

 

SETEMBRO: Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística

Mais Novidades

O Laboratório Cedro está de luto

E com um grande pesar, que expressamos a triste perda de Jorge Silva da Cunha

Auditoria Interna Assistida PALC

Nos dias 28 e 29 de novembro o Laboratório Cedro participou com sucesso da Auditoria Interna Assistida PALC .

Ame-se, cuide-se e viva mais.

Realizada do dia 01 à 04 de Outubro, nossa SIPAT 2019 trouxe o tema Ame-se, cuide-se e viva mais.

IX Congresso Maranhense de Ginecologia e Obstetrícia

No período de 10 a 12 de outubro, o Laboratório Cedro teve a honra de patrocinar e participar do IX Congresso Maranhense de Ginecologia e Obstetrícia

Voltar

Unidades Cedro

Para melhor atender, o Cedro conta com mais de 700 colaboradores distribuídos em 27 Unidades de coleta, sendo 10 unidades para coletas e realização de exames laboratoriais. Navegue pelo mapa e localize a unidade mais próxima de você.