Monkeypox - Você sabe o que é a Varíola dos Macacos?
A Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou nesta quarta-feira (14/08), a mpox, conhecida anteriormente como varíola do macaco, como uma emergência internacional de saúde pública, devido ao crescimento de casos em países do continente africano e, também, ao surgimento de uma nova variante da Monkeypox.
No Brasil, foram registrados 709 casos, desses, dezesseis foram a óbito, o mais recente deles ocorreu em abril de 2023.
A transmissão da mpox ocorre por contato com secreções das vias respiratórias, feridas ou bolhas na pele da pessoa infectada; e com o compartilhamento de objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão.
Os sintomas iniciais incluem febre, dores de cabeça, inchaços, dores nas costas e dores musculares, sendo o sinal mais comum, erupções na pele. Esses machucados podem causar muita coceira e dor, passam por diferentes estágios e podem causar cicatrizes.
Vale ressaltar que qualquer pessoa que tenha contato próximo com alguém com sintomas pode contrair o vírus, incluindo profissionais de saúde e familiares.
Dentre os exames de rastreio, o Laboratório Cedro conta com a Detecção Molecular do Vírus Monkeypox, realizado pela metodologia de PCR em tempo real, padrão-ouro para o rastreio diagnóstico etiológico. Este teste pode ser realizado a partir de amostras de secreções das lesões, raspados de lesão e swab retal e vaginal. Para este exame não é necessário jejum ou quaisquer outros preparos especiais. Os resultados ficam disponíveis em até 2 dias úteis.
REFERÊNCIAS
Acessado em <Sala de Situação de Monkeypox — Ministério da Saúde (www.gov.br)> 14 de ago de 2024
Acessado em <Mpox (monkeypox) (who.int)> 14 de ago de 2024
Acessado em<Web Filter Violation (rtp.pt)> 14 de ago de 2024
Acessado em<Varíola dos macacos ou monkeypox: tudo o que você precisa saber | As Nações Unidas no Brasil> 14 de ago de 2024
https://www.opovo.com.br/noticias/mundo/2024/08/14/oms-declara-mpox-como-nova-emergencia-de-saude-publica-internacional.html