Dia Mundial da Saúde Digestiva - Como a Calprotectina Fecal ajuda a detectar inflamações!
Como a Calprotectina Fecal ajuda a detectar inflamações!
A calprotectina fecal é um complexo proteico pertencente à família S100 de proteínas ligadoras de cálcio, sendo expressa em abundância em granulócitos, especialmente neutrófilos, células sanguíneas do nosso sistema imunológico. A concentração de calprotectina nas fezes correlaciona-se com a quantidade de neutrófilos que migram para a mucosa intestinal durante o processo inflamatório.
Desta forma, a quantidade de calprotectina existente nas fezes é diretamente proporcional ao número de neutrófilos presentes na mucosa intestinal, o que a torna um marcador valioso e sensível de atividade inflamatória.
A determinação dos níveis de calprotectina fecal mostra-se extremamente útil na prática clínica, sendo um método não invasivo, eficaz e confiável para avaliar a inflamação intestinal em diferentes contextos clínicos. Nesse sentido, a dosagem de calprotectina fecal tem se mostrado um bom método para auxiliar tanto na diferenciação entre quadros abdominais orgânicos e funcionais quanto no acompanhamento da atividade inflamatória das doenças inflamatórias intestinais.
Para a realização deste exame, emprega-se a técnica de quimioluminescência, a qual permite uma análise precisa e sensível da concentração de calprotectina nas fezes. O método se destaca pela sua eficiência na detecção de quantidades mínimas do marcador, possibilitando uma avaliação acurada da atividade inflamatória no trato gastrointestinal.
É importante ressaltar que outras doenças intestinais, incluindo muitas infecções gastrointestinais e cancro colorretal, podem resultar em níveis elevados de calprotectina. Um diagnóstico de DII só poderá ser feito correlacionando outros exames de diagnóstico e do estado clínico geral do paciente. A calprotectina fecal é um indicador da presença de neutrófilos nas fezes e não é específica para doenças inflamatórias intestinais.
Procure o seu médico ou nutricionista e converse sobre como este exame pode ajudar a cuidar da sua saúde de forma mais precisa.
Referências
Amanda Ricciuto, Anne M Griffiths. Clinical value of fecal calprotectin. Critical Reviews in Clinical Laboratory Sciences. 2019; 56(5), 307-320. doi: 10.1080/10408363.2019.1619159.
Anke Heida, KT Park, Patrick F van Rheenen. Clinical Utility of Fecal Calprotectin Monitoring in Asymptomatic Patients with Inflammatory Bowel Disease: a systematic review and practical guide. Inflamm Bowel Dis. 2017; 23(6): 894-902. doi: 10.1097/MIB.0000000000001082.
LIAISON® Calprotectin ([___REF___] 318960)