Saúde, bem estar e alimentação saudável
No dia 31 de agosto, comemoramos o Dia Nacional do Nutricionista. Esse profissional exerce funções que são desenvolvidas na área hospitalar, clínica e da saúde pública, onde avaliam diversos fatores, como por exemplo, a cultura de uma região e suas interferências político-sociais, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e a saúde de uma população através da boa alimentação.
Falando em alimentação...
Adotar uma alimentação saudável é uma das principais formas de prevenir doenças crônicas, sendo assim, é essencial fazer escolhas alimentares que promovem a saúde e minimizem os riscos dessas condições.
O Ministério da Saúde lançou em 2014 a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira que, mesmo após 10 anos de publicação, permanece atual e tem como objetivo apoiar e incentivar praticas alimentares saudáveis, além de promover o bem-estar da população.
Para proteger a saúde dos brasileiros, o guia apresenta quatro recomendações principais e uma regra de ouro:
-
Fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
-
Utilizar sal, açúcar, óleos e gorduras em pequenas quantidades;
-
Limitar o consumo de alimentos processados;
-
Evitar alimentos ultraprocessados;
Regra de ouro: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.
Você sabia?
Os alimentos processados, como o próprio nome diz, passam por algum tipo de processo, ou seja, passam por uma ou mais técnicas industriais ou culinárias que alteram sua forma original – in natura – antes da venda ao consumidor final.
Essas alterações têm como objetivo aumentar o tempo que os itens podem ficar embalados e esperando para serem comprados ou consumidos.
Já os alimentos ultraprocessados são aqueles que sofrem ainda mais transformações durante a sua fabricação e, por causa de tantas mudanças, acabam perdendo vitaminas, fibras e minerais, o que diminui drasticamente seu valor nutricional, consequente, reduzindo o valor nutricional para o nosso organismo.
Vale ressaltar que este conteúdo é meramente informativo e não pretende substituir consultas médicas, avaliações realizadas por profissionais da área da saúde ou fornecer qualquer tipo de diagnóstico ou ecomendação de exames.
Referências
Acessado em< https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nutricionista.htm> 23 de agosto de 2024
Acessado em< Alimento processado e ultraprocessado: o que são e tipos (deliway.com.br)> 23 de agosto de 2024
Acessado em <Alimentação saudável: a chave para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis — Ministério da Saúde (www.gov.br)> 23 de agosto de 2024