Lia Batista conduz Workshop sobre Identificação de Sinais de Risco de Autismo em Bebês e Estratégias de Intervenção Precoce
No dia 23 de agosto de 2024, ocorreu em São Luís, um importante workshop intitulado “Como Identificar os Sinais de Risco de Autismo nos Bebês e as Propostas de Intervenção Precoce”. O evento foi conduzido pela renomada psicanalista Lia Batista, que viajou diretamente de Paris para compartilhar seu conhecimento com profissionais e interessados na área como, pediatras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros.
Durante o workshop, Lia Batista abordou uma série de tópicos essenciais para a compreensão e intervenção precoce do autismo e outras condições do neurodesenvolvimento em bebês. Entre os temas discutidos estavam as atualidades nas pesquisas em psicanálise e pediatria, a relação entre sintomas gástricos versus retraimento social, os impasses no desenvolvimento típico dos bebês, e a importância de atender a esta faixa etária de forma eficaz. Outros pontos de destaque incluíram a prevenção e a remediação dos primeiros sinais de Distúrbios Neurodesenvolvimentais (DNDs) e propostas para intervenção precoce que integram psicanálise e pediatria.
Lia Batista é psicóloga e psicanalista, Mestra em Psychopathologie et Psychanalyse pela Université Paris XIII, formada ao Bilian Sensoriomoteur du Bebé (Suíça), Certificada no BSM BULLINGER, Coordenadora da Pós- Graduação em Medicina e Psicanálise com Bebês, Referência nas consultas "mãe-bebê" no Centre Medico Psychologie de Saint Quen Hospital Dela- fontaine. Atualmente é professora do IFBSI (Instituit Franco Britaniue de Soins Infirmier).
O evento foi promovido com o apoio da Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão e do Laboratório Cedro. A iniciativa proporcionou um valioso espaço para troca de conhecimentos e práticas sobre a intervenção precoce no autismo, destacando-se como um importante passo para o avanço na área da saúde infantil.